Vereadores maringaenses votam moção de repúdio contra remanejamento de turma noturnas nas escolas estaduais

02/12/2019


Os vereadores votarão dez projetos de lei e quinze requerimentos de informação durante a sessão ordinária desta terça-feira (3), a partir das 9h30, na Câmara de Maringá. Além dos itens que constam na Pauta da Ordem do Dia, será votado também requerimento de urgência solicitando à Mesa Diretora que encaminhe ao governador do Estado, Ratinho Jr., moção de repúdio contra a decisão do Governo do Paraná, que anunciou o remanejamento de turmas do Ensino Médio noturno para diurno a partir de 2020.

Idealizado inicialmente pelo vereador Professor Niero, a moção de repúdio já foi assinada por outros sete vereadores da Câmara. Consta na moção de repúdio que, conforme o comunicado do governo estadual, o principal argumento para o remanejamento das vagas é a evasão escolar, que em 2018, teria sido de 3,6% para alunos do período diurno, e 17,6% nas turmas da noite.

“Contudo, o Estado precisa melhorar a educação, criar situações que motivem a criança, o adolescente e, mesmo o adulto, a procurar por um ensino regular e de qualidade, e com isso melhorar a condição do cidadão que, tendo melhor qualificação, produzirá mais e melhor, e consequentemente alcançar uma condição pessoal e familiar muito melhor”, argumenta o vereador Professor Niero.

Segundo informações do documento apresentado pelo vereador, algumas escolas aparentemente já não abriram as matrículas para novas turmas do período noturno já para o ano letivo de 2019, com consequente redução do número de professores e servidores administrativos – já que o quadro de funcionários está diretamente relacionado à quantidade de alunos efetivamente matriculados.

Toda essa situação desestimula o aluno que não tem condições de estudar de dia a desistir da formação escolar no Ensino Médio, primordial para o ingresso no Ensino Superior e busca por melhores oportunidades de trabalho e ascensão social.

“O aluno que estuda no período noturno o faz justamente por uma necessidade especial, normalmente relacionada à necessidade de trabalhar e ajudar financeiramente a sua família. Tal aluno não vai se matricular de manhã, vai procurar outros meios de estudar ou, mais provavelmente, irá desistir da educação tão necessária para o seu crescimento pessoal e social”, lamenta Niero.

CERIMONIAL
Pela Pauta do Cerimonial da sessão desta terça, os vereadores homenagearão com título do Mérito Comunitário e Brasão do Município José Maria dos Santos, mais conhecido por Cabo Zé Maria, em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade. A proposta da homenagem é do vereador Mário Verri.

Também pelo Cerimonial, haverá uso da tribuna pelo convidado Mauro Rockenbach, superintendente geral de Diálogo e Interação Social do Estado do Paraná, que fará a apresentação oficial da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do Estado do Paraná.


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.