Unesco implementa medidas emergenciais para proteger jornalistas na Ucrânia
Agência das Nações Unidas também está fornecendo 125 kits de proteção pessoal e treinamento para trabalho em ambientes hostis; pelo menos quatro profissionais da mídia foram mortos desde o início da invasão militar russa.

18/03/2022


foto: Unsplash/Engin Akyurt

 

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, acaba de anunciar novas medidas de emergência para proteger jornalistas que estão trabalhando na Ucrânia e ajudá-los “a poder continuar divulgando informações sobre a guerra” de forma segura.  

A Unesco também está fornecendo, num primeiro momento, 125 kits de equipamento de proteção pessoal, além de treinamento para a cobertura jornalística em ambientes hostis.  

Profissionais mortos e feridos  

Pelo menos quatro profissionais que cobriam a guerra foram mortos desde que o conflito começou, incluindo a produtora ucraniana Oleksandra Kuvshynova, o jornalista irlandês Pierre Zakrzewski e o americano Brent Renaud. Todas as mortes foram condenadas pela Unesco, além de vários outros profissionais que ficaram feridos.  

 

 

Desde o primeiro dia da guerra, a agência tem pedido de forma consistente o respeito à lei internacional pela proteção de jornalistas, técnicos, produtores e outros profissionais da mídia e feito apelos para que não aconteçam ataques no setor da comunicação.  

Coletes à prova de bala  

Segundo a Unesco, milhares de jornalistas estão reportando diretamente da Ucrânia, sendo que muitos não têm equipamentos adequados de proteção. Os kits enviados pela agência, incluindo coletes à prova de bala e capacetes, serão entregues na próxima semana pela ONG Repórteres sem Fronteiras.  

A Unesco também está traduzindo para ucraniano o seu manual de treinamento para jornalistas em zonas de conflito e distribuindo este guia em vários outros idiomas. Os profissionais também podem participar de cursos online, que cobrem inclusive os traumas associados ao trabalho em ambientes hostis.  ONU NEWS

 

 

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.