UE: Davide Sassoli, ex jornalista da tv pública italiana RAI, é eleito presidente do Parlamento Europeu.
Alemã Ursula von der Leyen, será a presidente da Comissão Europeia

04/07/2019


David Sassoli, para o Parlamento Europeu, e Ursula von der Leyen, para a Comissão Europeia, foram os candidatos escolhidos pelos chefes de Estado e de governo dos 28. O italiano já viu a eleição confirmada. António Tajani passou a pasta ao seu compatriota. Sassoli, um florentino com 63 anos, antigo jornalista da tv pública italiana RAI e há 10 anos eurodeputado eleito pelo partido democrático de Itália.

 

No discurso de posse, o italiano apontou o caminho para uma necessária reforma da União Europeia.

Ursula von der Leyen foi escolhida esta terça-feira, mas a votação de confirmação em Estrasburgo só vai acontecer dentro de duas semanas. Até lá, a ministra alemã da Defesa e vice-presidente da CDU está em campanha.

"Decidi que a minha primeira etapa seria aqui, em Estrasburgo, para conhecer o Parlamento europeu e iniciar conversações imediatas com o deputados, porque é aqui neste parlamento que bate o coração da democracia europeia," justificou Leyen em Estrasburgo.

 

Para se tornar presidente da Comissão Europeia, a nomeada terá de conseguir a aprovação do Parlamento Europeu. A nomeação para a comissão é vista como uma influência do presidente francês, que recusou aprovar o candidato inicial do Partido Popular Europeu, Manfred Webber.

fonte: euronews.com


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.