TRISTE NOTÍCIA: Faleceu hoje aos 88 anos em Apucarana, HIROSHI FUKUMOTO, o Guardião do Rio Pirapó.
Fukimoto cuidou da principal nascente do Rio que abastece Maringá por 71 anos. Por: José Carlos Leonel/Ligiane Ciola

19/05/2019


Na foto de Marquinhos Oliveira, o presidente da Câmara Mário Hossokawa em companhia de Fukumoto, Guardião do Pirapó, e de seu filho, em ocasião da cerimônia do reconhecimento oferecido pela Câmara, em junho de 2018

Com nossas condolências à família:

A história de HIROSHI FUKUMOTO, ficou conhecida em todo o Brasil, após  a publicação de uma reportagem que o jornalista Airton Donizete escreveu para a Folha de São Paulo no início de 2018. 

 

FUKUMOTO, cuidou da nascente do Rio Pirapó em Apucarana por 71 anos, mas só depois de muitos anos, ficou sabendo que a mina no terreno de sua propriedade era essencial para os mais de 400 mil habitantes de Maringá. 

 

Na reportagem de Donizete, Fukumoto revela que, ao contrário da maioria dos colonizadores da região que só pensavam em cultivar café, o pai dele só queria cultivar uma boa horta. "Ele cuidava de todas as nascentes de água que tinham aqui, mas chegou o asfaslto e das nascentes, só ficou aquela debaixo da nossa casa de madeira. A maior nascente do Rio Pirapó, é embaixo do porão dessa nossa antiga casa". Isso que eu chamo de grande sorte. Sorte nossa e nem é preciso explicar porque. 

 

No ano passado, nós, da redação de O FATO MARINGÁ, tivemos a honra de documentar e publicar a justa homenagem que a Câmara Municipal de Maringá prestou a FUKUMOTO. Pelo reconhecimento ao feito, recebeu o Brasão do Município e o título do Mérito Comunitário. 

Edis homenagearam Fukumoto durante a Semana de Defesa do Meio Ambiente Anibal Bianchini, organizada pela Câmara em junho de 2018

Sua história se refletiu em sua presença durante a homenagem. A simplicidade com que Fukumoto narrou sua relação com a nascente, proporcionou aos que ficaram atentos, uma experiência com alguém que sabe ser realmente humano. 

 

 

Naquela ocasião ele liquidou nossa curiosidade sobre o que pensava de seu feito, com apenas três frases:

“ É a primeira vez que recebo um prêmio em minha vida. Eu não esperava. Estou muito feliz."  

 

Depois disso, como fazemos com muita frequência, nos concedemos o direito de uma foto com ele, para eternizar o encontro.

 

 

 

Muito obrigado por tudo o que fez e pelo exemplo.  

 

Talvez seja o caso, de uma nova homenagem ... 

 

Que o Universo nos envie um substituto à altura para cuidar da água do nosso rio. 

Nota do velório de Fukumoto

Será na Capela Mortuária Central de Apucarana  a partir das 16:00

Amanhã ás 11:00 sepultamento no Cemitério Cristo Rei (Cemitério novo)

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.