TRE: É FALSO que votar somente para presidente e em branco nos outros cargos anularia o voto

11/05/2022


 

 

Circula em aplicativos de mensagem a informação de que a eleitora ou eleitor que votar somente para o cargo de presidente e votar em branco, ou nulo, para os demais cargos em disputa nas Eleições 2022 terá todos os seus votos anulados. Segundo o boato, estaria configurado o “voto parcial”. No entanto, esta modalidade de votação não existe no sistema eleitoral brasileiro. O conteúdo é FALSO!

O eleitorado pode, sim, optar por votar em apenas um candidato, para a Presidência, por exemplo, e anular ou votar em branco para os demais cargos em disputa. Neste caso, será computado apenas o voto válido. 

Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando a pessoa escolhe a tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo acontece quando se digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados apenas para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.

Saiba mais sobre a diferença entre voto nulo, branco e abstenção

A urna eletrônica contabiliza cada voto digitado em cada cargo eletivo de forma independente, mesmo quando existe um único voto válido (não nulo ou branco), como é determinado pelo art. 61 da Lei nº 9504, a Lei das Eleições. 

Boato antigo

Essa informação é a mesma que circulou em 2018 e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu, à época, tratar-se de “fake news”. Confira a checagem realizada na época.

fonte - Gralha Confere - TRE

 

 

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.