Transporte público de Maringá entra em greve à meia-noite, mas terá que manter 70% dos trabalhadores em atividade

15/09/2020


Foto: Emerson Viana Silva/Sinttromar

A desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora assegurou aos trabalhadores do setor de transporte público de Maringá, o direito a realizar greve. A decisão veio acompanhada da determinação de manter pelo menos 70% dos trabalhadores em atividade. Cobradores e motoristas poderão realizar a paralisação e apresentar publicamente suas reivindicações.

Segundo o sindicato da categoria - Sinttromar - os trabalhadores estão dispostos a reabrir a negociação sobre a reposição da inflação do já superado mês de database, mas até o momento as empresas teriam se mostrado irredútiveis em discutir essa questão e também sobre a manutenção da PLR, Participação nos lucros, benefício conquistado pelos trabalhadores na greve de 2016.

Os trabalhadores querem ainda que as empresas garantam a manutenção dos empregos. As empresas TCCC e Cidade Verde, alegam que tiveram muitos prejuízos com a pandemia e substancial redução na oferta de serviços. 

Segundo informações do sindicato dos transportes, o jurídico das diretorias das empresas de transporte público informaram à justiça, que atualmente circulam entre 62 e 65% da frota no caso da TCCC e 74% em relação à Cidade Verde. Não há informações sobre o número de trabalhadores ativos; cifra que serve para calcular quantos cobradores, motoristas e empregados de outros setores estarão à disposição para manter os serviços urbano e metropolitano. 

Essa manhã, sindicalistas distribuiram um manifesto nas entradas do terminal Said Ferreira, explicando aos usuários, as motivações dos trabalhadores para a decretação da paralisação. 

"O sindicato vai buscar, claro, se adequar para atender à demanda da Justiça. Contudo, é necessário que o sindicato tenha conhecimento do número de funcionários que está trabalhando neste momento, porque esse número varia dia a dia e há muitos que estão de férias", comenta o dirigente Emerson Viana Silva.

 

 

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.