Televisão portuguesa TVI usa tecnologia da Vodafone para realizar entrevista através de chamada telefônica holográfica 5g

18/08/2019


A Vodafone mostrou o potencial do 5G, numa transmissão holográfica em direto. Como? “Teletransportando” José Alberto Carvalho até Paredes de Coura. A seguir 5G. Vodafone une Portugal e Espanha na primeira ligação mundial em roaming Mais Vistas DINHEIRO Há moedas de dois euros a valer mais de 2.000. Tem alguma delas? DINHEIRO Conheça as 10 moedas menos valiosas do mundo. Uma ‘fala’ português AUTOMÓVEL Estudo diz quem são os piores condutores através da marca do carro RIQUEZA São estes os 29 países mais ricos do mundo TECNOLOGIA Na fábrica da Huawei onde humanos (60h/semana) e robôs fazem smartphones A transmissão foi feita em direto, no ‘Jornal das 8’, da TVI. Graças à rede móvel 5G, a Vodafone fez a primeira chamada holográfica, colocando um holograma de José Alberto Carvalho no palco do festival de verão Paredes de Coura, a mais de 400 quilómetros da localização real do pivô, na estação de Queluz. O desafio quis mostrar as potencialidades da rede móvel 5G: em direto, José Alberto Carvalho e José Carlos Araújo conversaram com João Nascimento, CTO da Vodafone. Para assegurar alguns minutos de conversa em direto, estiveram envolvidos mais de 60 profissionais, dois estúdios de televisão – um deles criado de raiz em Paredes de Coura – e cerca de sete semanas de preparação, explica a Vodafone, através de comunicado. Para assegurar a chamada, foi necessária quase uma tonelada de material audiovisual.

 

“Para a concretização desta operação, a Vodafone contou com 100MHz de espectro temporário na faixa dos 3,6GHz cedido pela ANACOM e com a tecnologia de ponta da Ericsson, parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G”, explica a empresa de telecomunicações. Foi utilizado equipamento da Ericsson (AIR 6488 5G). Em Queluz, nos estúdios do canal de televisão, a imagem de José Alberto Carvalho foi captada em alta definição, a 60 frames por segundo, transmitida através de 5G para o estúdio em Paredes de Coura. Na vila, a imagem foi depois descodificada em 3D, para um projetor holográfico e transmitida em direto e de volta para Lisboa, para assegurar que o pivô conseguia perceber a imagem final.

 

A Vodafone indica que a “resposta da rede 5G foi inferior a dez milissegundos”, assegurando uma conversa praticamente sem interrupções. Este momento acontece três meses depois de a Vodafone Portugal ter feita uma primeira sessão 5G em roaming, com a Vodafone Espanha. Em Lisboa, a operadora tem também instalada uma antena 5G, na sua sede, no Parque das Nações, em Lisboa.

 

fonte: www.dinheirovivo.pt


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.