Relatório preliminar da revisão do Plano Diretor de Maringá será apresentado dia 17 em audiência pública

27/11/2019


 

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) finaliza relatório que dará subsídio a revisão do Plano Diretor. Grupos de trabalho complementam o estudo que será apresentado na íntegra em audiência pública no dia 17 de dezembro.

 

O relatório preliminar e parcial com 480 páginas traz um diagnóstico do município como a dinâmica populacional, qualidade de vida, sistema de atividade produtiva, meio físico, ordenamento territorial e ocupação do solo. O minucioso estudo multidisciplinar contou com a colaboração do Geoprocessamento e outros setores da Prefeitura.

 

A versão preliminar do relatório tem também a síntese das contribuições comunitárias. Os dados foram levantados em audiências públicas nas cinco Unidades Territoriais de Planejamento (UTP's). Os moradores deram considerações sobre a infraestrutura, economia, meio ambiente, serviços públicos e outras áreas.

 

São diversas considerações como a necessidade de articulação da infraestrutura de abastecimento de água, energia elétrica e esgoto, com a futura expansão do perímetro urbano. Também elencadas a construção de unidades de ensino, áreas de lazer e demais equipamentos públicos, além de serviços de pavimentação, redes de drenagem e outras melhorias.

 

Após a audiência pública em dezembro, entra a 3º etapa que define ações prioritárias, o macrozoneamento e instrumentos urbanísticos. O processo é finalizado com a etapa de legislação e implementação com a redação prévia da Lei Geral, planejamento e gestão territorial do Plano Diretor e Plano de Ação e Investimentos (PAI) que indica ações e projetos prioritários.

 

O Plano Diretor tem validade de 10 anos e é um conjunto de leis que orienta o processo de desenvolvimento do município. Ajusta o planejamento urbano ao crescimento da cidade e deve atender novas demandas da sociedade, contemplando toda a população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.