PREFEITURA DE SANTA FÉ: Usa o fumacê para combater a dengue
o alerta da prefeitura à população e que continue mantendo seus quintais limpos

10/07/2019


Nos dias atuais grande parte da população coloca toda a esperança no combate à dengue no famoso “fumacê” (termo popular para o veneno Malathion 44% UBV). Todavia segundo a resolução 459/2014 da SESA o mesmo só deve ser utilizado em caso de emergência, na qual a classificação é proferida pela Secretaria Estadual de Saúde  – haja vista também os efeitos colaterais na flora e fauna – como medida complementar, e somente autorizado seu uso pelo Ministério Público e pela SESA. Apesar de nosso Município não se enquadrar nessa classificação, temos que estar alertas, pois a dengue já está proliferando nos municípios vizinhos, com casos em nosso município também. A SESA entende que o melhor método de combater a dengue é a prevenção, mesmo porque o “fumacê” só combate o mosquito adulto, não afetando os criadouros do mesmo. A Secretaria de Obras em parceria com a Secretaria da Saúde realizou uma varredura contra a dengue. O objetivo da ação foi eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da febre amarela, chikungunya e zika vírus. Como podemos ver nas fotos, ainda há muito para trilhar no caminho da conscientização da população para este grande problema, como podemos ver na quantidade de lixo retirada dos terrenos particulares.

Nesse sentido também a Pastoral do Meio Ambiente, em conjunto com o Lions Clube fizeram a coleta de lixo no córrego que passa por trás do cemitério, a caminho do lixão. Segundo as palavras dos integrantes destas duas entidades a situação foi assustadora: “São lixos que os cidadãos de nossa cidade jogam próximo ao riozinho... O pior é que as consequências destes atos do ser ‘humano’ voltam para nós mesmos. Não tinha apenas plásticos, tecidos... havia também TV, celular... desesperador.... e ainda, segundo a integrante Tereza Citelli , Cuidando da nossa casa comum, se cada um fizesse sua parte, teríamos um mundo muito melhor, e o meio ambiente mais equilibrado”.

Assim continuamos por diferentes meios conscientizando e combatendo os criadouros do mosquito, seja com palestras nas escolas, visitas aos terrenos onde podem ter focos e também com treinamento dos servidores para essa situação de risco.

Dia 02/07 foi concluído o segundo ciclo do fumacê (UBV) na cidade de Santa Fé. A Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Saúde agradece o empenho do Coordenador da 15ª Regional de Saúde, Sr. Raimundo, e sua equipe, Leopoldo e Levi, pelo excelente trabalho realizado no município, tanto na cidade quanto na Vila Rural.A Secretaria agradece também o apoio do coordenador Osvaldo e o agente de endemias Fernando Simeão.

A prefeitura salienta à população, no entanto, que se faz necessário a continuidade de ações preventivas, mantendo os terrenos limpos.

Fonte: Prefeitura de Santa Fé


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.