CINEMA: Portugal e Brasil na corrida à Palma de Ouro de Cannes
Um filme rodado em Sintra, Portugal, e o regresso ao grande ecrã da dupla brasileira Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles estão entre as diversas obras anunciadas esta quinta-feira para a seleção oficial do Festival de Cannes.

20/04/2019


"Frankie" é uma produção francesa realizada pelo americano Ira Sachs, conta com Isabelle Huppert em grande destaque no cartaz oficial do filme, até agora a única imagem oficial tornada pública desta longa-metragem, onde também contracenam os atores portugueses Carloto Cotta, Ana Brandão e Márcia Abreu.

O filme de Ira Sachs, com coprodução de Luís Urbano e direção de fotografia de Rui Poças, vai ter estreia mundial em Cannes e tem lançamento previsto em Portugal para outubro.

 

O brasileiro "Bacurau" vai estar também na corrida à Palma de Ouro. É a terceira longa-metragem de Kléber Mendonça Filho e a segunda a ser incluída numa seleção oficial em Cannes depois de "Aquarius", em 2016.

Do cartaz desta coprodução francesa e brasileira rodada no sertão do Seridó, entre o Rio Grande do Norte e Paraíba, surgem os nomes de Sónia Braga, Karine Teles e do alemão Udo Kier.

Pelas redes sociais, o realizador Kléber Mendonça Filho assume-se pró-Lula da Silva e critica a ausência oficial do Brasil na edição deste ano do Festival de Cannes.

"Soube que o Cinema Brasileiro não terá pela primeira vez em anos um 'stand' no Fest de Cannes. É como se o país achasse por bem não se representar numa feira aeronáutica, de agricultura ou de turismo. O audiovisual não é uma brincadeira, é cultura e indústria. Esse governo é tonto", escreveu o realizador a 10 de abril.

Destaque ainda, na secção "Um certain regard", para a inclusão de "Vida Invisível", do realizador brasileiro Karim Ainouz, e "Liberté", do espanhol Albert Serra, rodado em 2018 no Alentejo, com produção da Rosa Filmes.

fonte: Euronews

 

Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.