MENINGITE VIRAL: Secretaria Municipal de Saúde confirma três casos no Centro de Educação Infantil José de Anchieta - Zona 4

04/06/2019


LEIA TAMBÉM:

MENINGITE VIRAL: Secretário Municipal de Saúde, Jair Biatto tranquiliza a população. Ouça a declaração:

 

 

A Prefeitura de Maringá através de sua assessoria de comunicação divulgou uma nota oficial às 19,30h confirmando três casos de meningite no CMEI José de Anchieta - zona 4.  Suspeita-se que uma quarta criança também tenha contraído o vírus mas o diagnóstico ainda não foi confirmado. 

Leia a nota oficial da prefeitura: 

Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Maringá, informam que três alunos do Centro de Educação Infantil José de Anchieta, na Zona 4, foram diagnosticados com meningite viral e um quarto está com suspeita da doença. Como medida preventiva, as aulas serão suspensas por 72 horas a partir desta quarta, 5, nas duas salas frequentadas pelos alunos para realização de assepsia.

Esse procedimento inclui limpeza com bactericida dissolvida em água e higienização com álcool a 70 graus. Dos três alunos, de 2 anos, dois permanecem internados em observação e evoluem para o restabelecimento.

 

O quadro clínico da meningite viral é semelhante ao das demais meningites agudas. Entretanto, o exame físico chama a atenção o bom estado geral associado à presença de sinais de irritação meníngea. Em geral, o restabelecimento do paciente é completo. A duração do quadro é geralmente inferior a 1 semana. Quando se trata de enterovírus, é importante destacar que os sinais e sintomas inespecíficos que mais antecedem e/ou acompanham o quadro da meningite são: manifestações gastrointestinais (vômitos, anorexia e diarreia) e respiratórias (tosse, faringite).


Quanto as ações de educação em saúde, professores e pais devem ser orientados sobre os sinais e sintomas da doença e, também, sobre hábitos, condições de higiene e disponibilidade de outras medidas de controle e prevenção.

fonte: assessoria de comunicação prefeitura de maringá 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.