MARINGÁ capital por 3 dias. Governo Ratinho despacha na Expoingá a partir de hoje, (15).
Instalação do governo estadual no município será às 18 horas, na sede da Sociedade Rural de Maringá. Haverá atendimento às lideranças, reunião de secretariado, reuniões com prefeitos, inaugurações. A maior parte das atividades acontece no Parque de Exposições, onde se realiza a Expoingá.

14/05/2019


Maringá, principal polo da região Noroeste do Paraná, será a sede do Executivo Estadual nesta semana. A instalação do governo no município acontece nesta quarta-feira (15), às 18 horas, na sede da Sociedade Rural de Maringá, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Na quinta e sexta-feira (16 e 17), o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, secretários de Estado e diretores de empresas e autarquias despacharão do Parque de Exposições.

Nos dois dias, além de atendimentos à população, a agenda inclui reunião com a diretoria da Sociedade Rural e lideranças do setor, reunião do secretariado, entregas do programa Trator Solidário, inauguração de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e de um espaço Meu Campinho.

A transferência acontece durante a 47ª Expoingá - Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – 24ª Internacional, que começou na última quinta-feira (09) e segue até este domingo. É a terceira vez neste ano que a sede administrativa do governo estadual é levada para o interior. Em fevereiro, o governo foi transferido para Cascavel, no Oeste, durante o Show Rural. Em abril foi a vez de Londrina, no Norte, durante a ExpoLondrina. A meta é atender todas as regiões do Estado.

Aproximar o governo da população e fortalecer o interior são os objetivos deste modelo trabalho, afirma o governador Ratinho Junior. “Ao concentrar as ações de governo durante grandes eventos do agronegócio, também demonstramos a atenção ao setor, que é essencial para a economia paranaense. A Expoingá é uma vitrine da pujança do agronegócio da região Noroeste e de todo o Paraná. É uma vitrine da produção, da tecnologia e do trabalho dos paranaenses”, diz o governador.

 

 

PARTICIPAÇÃO – O Governo do Estado está presente com diversas ações na Expoingá. A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio de suas vinculadas, leva uma série de eventos técnicos e minicursos. A tradicional fazendinha do Instituto Emater tem 19 unidades didáticas voltadas a temas ligados à sustentabilidade, como agroecologia, geração de emprego e renda, agroindústria, transformação e turismo rural. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) expõe animais da raça Purunã, desenvolvida a partir das pesquisas do Instituto.

Na Estação Copel, os visitantes da Expoingá podem conhecer mais sobre geração distribuída, mobilidade elétrica e sobre o uso seguro e eficiente da energia. Há também empréstimo de bicicletas e patinetes elétricos.

A Sanepar leva o EcoExpresso, onde o público pode conhecer o caminho da água desde a captação de água nos mananciais, tratamento, reservação, distribuição, até a coleta do esgoto, tratamento e destinação final para os corpos receptores. Outro tema abordado é o uso agrícola do lodo de esgoto.

No estande do Tecpar, os produtores e visitantes da feira podem conhecer as principais tecnologias voltadas para o campo, com a demonstração de soluções inovadoras que possibilitam maior produtividade e qualidade. A Fomento Paraná tem um balcão no estande do Governo do Estado para apresentar linhas de financiamento a empreendedores privados, de micro, pequeno e médio porte, e também conversar com prefeitos para discutir modalidades de financiamento disponíveis para os municípios. Também estão presentes o BRDE, o Detran e a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil.

 


Confira a agenda do governador em Maringá

Quarta-feira, 15 de maio
18H: Expoingá - Ato de Instalação do Governo
Sede da Sociedade Rural de Maringá
19H: Expoingá - Encontro com a Diretoria da Sociedade Rural
Sede da Sociedade Rural de Maringá
Quinta-feira, 16 de maio
9H30: Expoingá - Coletiva de Imprensa
Sede da Sociedade Rural de Maringá
10H30: Expoingá - Reunião do Secretariado
Recinto Nelore - Sede do Governo
11H30: Expoingá - Entrega Programa Trator Solidário
Estande do Banco do Brasil
14H: Maringá - Visita a APAE
Av. Pref. Sincler Sambatti, 8973 - Jardim Bertioga
15H30: Maringá - Inauguração do CMEI José Prestes Neto
Rua Peru, 448 - Jardim Alvorada
17H: Maringá - Inauguração do espaço Meu Campinho
R. Rio Encantado, 213 - Jardim Novo Oasis
20H: Expoingá - Visita ao Parque de Exposições

Sexta-feira, 17 de maio
10H30: Expoingá - Encontro com Prefeitos e liberação de recursos para municípios.

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.