Jogo de Aplicativo “Fake ou News” ajuda a compreender se você é um "tio do zap" ou eleitor consciente

28/06/2022


 

O aplicativo “Fake ou News: Eleições” é uma ferramenta lúdica de combate à desinformação sobre o sistema eleitoral que esclarece de forma didática mitos e verdades sobre as eleições.  

O jogo está disponível em iOS e Android desde 2020, quando foi criado pelo Instituto Mais Cidadania em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Já são mais de mil celulares com o aplicativo, que utiliza as checagens do Gralha Confere, programa de combate à desinformação da Justiça Eleitoral paranaense.

 

Trabalho contínuo

“Em tempos de aplicativos de conversas e redes sociais, infelizmente, é cada vez maior o volume de informações falsas que circulam entre as pessoas”, disse o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Para ele, cabe aos “responsáveis defensores da verdade e da transparência, combater a desinformação em todas as suas manifestações de maneira firme e contínua”.

Para o presidente do Instituto Mais Cidadania, Dr. Roosevelt Arraes, os temas relacionados às eleições são cercados por mitos e invenções e, nas Eleições 2022, isso não será diferente. “Para que as pessoas mantenham sua confiança no processo eleitoral, é importante que recebam informações de qualidade e as compartilhem”, ressaltou. Ele ainda considera como “um trabalho árduo e contínuo” o combate às notícias falsas ou equivocadas".

 

Como jogar

A cada rodada, dez cartas são mostradas com afirmações sobre o processo eleitoral. Se achar que o conteúdo é verdadeiro, o jogador clica em “compartilhar”. Se desconfiar que é falso, vai na opção de “excluir”. Os pontos acumulados mostram se o jogador é um “tio do zap”, um eleitor pensativo ou um eleitor consciente.

Na página inicial do game, o jogador também encontra links úteis, como o site oficial do Gralha Confere e o aplicativo Pardal, que recebe denúncias de propaganda irregular ou ilícita e de outros crimes eleitorais. 

 

AGORA NA TV WEB - O FATO MARINGÁ 

 

 

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.