ITÁLIA: Péssimo estado da economia ameaça a zona euro

07/06/2019


A terceira maior economia da União Europeia está à beira do precípicio. Já não é só Bruxelas que aponta o dedo a Itália. O Fundo Monetário Internacional diz agora que a dívida italiana é uma das maiores ameaças para a Economia da Zona Euro. Num relatório citado pela agência Reuters, a diretora do FMI equipara o impacto da derrapagem italiana à possibilidade de um Brexit sem acordo.

O problema começa na divergência das estimativas entre as contas do executivo de Roma e a Comissão Europeia.

 
 
 

O Governo italiano manifestou esta quarta-feira vontade de dialogar com Bruxelas e com isso travar um procedimento por défice excessivo.

Vai ser o EcoFin, o Conselho de Ministros de Economia e Finanças da União Europeia, a decidir se deve ser aberto o processo. Se votar favoravelmente, Itália pode ser multada num valor de 0,2% do PIB, ou seja 3,5 mil milhões de euros.

Não muito longe do valor estimado para o crescimento da economia italiana este ano - em mínimos dos últimos 6 anos.

 

Sem margem para investir, o governo populista da coligação entre a Liga de Matteo Salvini e o Movimento 5 Estrelas de Luigi Di Maio protesta. Di Maio diz que Itália leva "muito a sério" a recomendação feita por Bruxelas, mas lembra que houve "outros países europeus" que, nos últimos anos, "contraíram mais dívida, sem sanções".

fonte: euronews.com


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.