Centenas de pessoas enfrentam fila "sem necessidade" para retirar guias do IPTU em Maringá. "Guias estão online", explica a diretora tributária Sônia Tozo
Prefeitura orienta cidadão a retirar guias online ou aguardar a entrega que está sendo feita também através dos correios para as pessoas que não estão cadastradas no "Acesso Cidadão".

08/01/2021


Desde 4 de janeiro, dia em a prefeitura de Maringá começou a entregar as guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, as filas para retirar as guias nos totens eletrônicos dispostos em frente ao ingresso da praça de atendimento são enormes. "Sabemos que isso acontecesse todos os anos, mas com a pandemia temos que redobrar os cuidados e oferecer mais alternativas para o contribuinte para evitar aglomerações desnecessárias", explica a diretora tributária da prefeitura Sônia Tozo. 

 

A diretora tributária da prefeitura, Sônia Tozo explica que o contribuinte pode retirar sua guia de pagamento online e que o documento está sendo entregue nas casas pelos Correios

 

Hoje, 8, pela manhã, centenas de pessoas se aglomeraram pelas rampas do próprio público sem necessidade. Os funcionários da prefeitura fazem o que podem para manter tudo muito organizado e para fazer respeitar as regras de distanciamento social, uso de máscaras e gel, mas O FATO é que isso tudo poderia ser evitado se o cidadão compreendesse que poderia fazer isso tranquilamente com o celular ou mesmo se dirigindo a uma Lan House para imprimir o documento que está disponível online.

 

Veja a entrevista com Sônia Tozo - Diretora Tributária - Secretária da Fazenda da Prefeitura de Maringá

 

Além disso, explica a diretora tributária Sônia Tozo, "as guias estão sendo expedidas através dos Correios e ninguém vai ficar sem receber pois o prazo para o pagamento à vista termina dia 25 de janeiro e para quem vai parcelar vai até 10 de fevereiro". 

 

Contribuintes cadastrados no - Acesso Cidadão -, portal de serviços da prefeitura, não receberão a guia pelos Correios. Um comunicado será enviado no e-mail cadastrado e a guia deverá ser obtida por meio deste link do site da Prefeitura de Maringá. Também é possível imprimir na praça de atendimento, no Paço Municipal. 

 

 

Para atualizar o endereço ou saber mais informações a respeito do Acesso Cidadão, o contribuinte pode usar os telefones: 44 3221 1246 - 3221 1403 e 3221 1356. Dúvidas também podem ser esclarecidas no e-mail é pracadeatendimento@maringa.pr.gov.br.

O IPTU de 2021 foi corrigido pelo IPCA em de 3,52%. A prefeitura já começou a entregar as 182 mil guias e a previsão da Secretaria de Fazenda é arrecadar cerca de R$ 200 milhões.  O pagamento à vista, até 25 de janeiro, garante desconto de 10%. O recolhimento em parcela única até 10 de fevereiro assegura desconto de 7%. O imposto poderá ser parcelado em até 12 vezes. 

 
 
 
REQUERIMENTO DE REVISÃO 
Quem discordar do valor lançado poderá entrar com requerimento na Praça de Atendimento, fazendo as justificativas necessárias para revisão. Caso o cidadão não receba a guia, pode fazer o download neste link do site da Prefeitura de Maringá, ou procurar a Praça de Atendimento no Paço Municipal. O mesmo procedimento vale para eventual extravio da guia ou outra situação, como dano.
 
 

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