Enio Verri participa de encontro da Fetaep Centro Sul

19/10/2021


 

 

O evento realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fataep) teve o objetivo de promover um intercâmbio entre as instituições sindicais do sul do país, e a troca de experiências relacionadas ao trabalho realizado junto com os agricultores familiares.

 

O deputado federal Enio Verri foi um dos convidados do encontro, que também contou com a participação de lideranças do movimento sindical da Federação de Santa Catarina e da  Federação do Rio Grande do Sul, que pertencem a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

 

Durante a conversa, Enio Verri explicou a importância e o andamento da Lei Assis Carvalho 2 que prevê auxílio aos agricultores familiares. “O projeto de Lei Assis Carvalho foi aprovado pela Câmara e pelo Senado. Mas quando chegou ao presidente foi totalmente vetado. Esse ano fizemos outra tentativa, o PL Assis Carvalho 2, que já foi aprovado pelo Congresso Nacional. E novamente foi vetado, mas vamos lutar de novo e de novo. Nós não vamos desistir de defender os agricultores familiares”, garantiu Verri. 

 

O deputado falou ainda sobre os prejuízos que a PEC 32, a reforma administrativa, pode trazer aos brasileiros. Segundo ele, a desigualdade social pode aumentar. “O Brasil tem um tamanho continental. As desigualdades regionais e sociais são gigantescas. O Estado é fundamental para intervir na vida do povo e diminuir a desigualdade. O serviço público é instrumento para tal e o servidor público é o agente que faz isso. Quando há privatização, por exemplo, acaba com as estatais, reduz o número de ministérios e o orçamento, mas assim se elimina o Estado e a capacidade dele de transformar a vida da população e resolver o problema da desigualdade social. A reforma administrativa como está proposta só vai piorar a situação do país”, afirmou o parlamentar. 

 

A reunião regional do movimento sindical foi realizada pela Fataep Centro Sul em Guarapuava, na sede da ONG Rureco que apoia e articula ações de pequenos agricultores nas áreas de produção, beneficiamento, comercialização e associativismo. 

 

Estiveram presentes: a secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon Augusto; a secretária estadual de jovens da Fetaesc, Aline Aparecida Maier; a secretária-geral da Fetag e coordenadora de jovens estadual do RS, Jaciara Muller; a diretora da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela e integrante da comissão estadual de jovens da FETAG-RS, Ana Carolina Benetti; e a presidente do STR de Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara, Diana Hahn Justo.



Fetaep

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fataep) trabalha com apoio de dez regionais sindicais. Cada uma delas tem representante e um coordenador responsáveis pela implementação de ações deliberadas pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) junto aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs).

 

As Regionais Sindicais da Fataep também formam comissões e grupos para fortalecer o trabalho nas diversas áreas de atuação da Federação, entre elas: política agrícola, agrária, meio ambiente; assalariamento rural; políticas sociais; política de formação e política de finanças. 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.