Enio Verri apoia curso e workshop para inclusão de crianças com deficiência no Esporte
Capacitações para profissionais de Educação Física são ofertadas pela prefeitura de Maringá e o Comitê Paralímpico Brasileiro. Para ampliar a formação, deputado levou o projeto à Amusep

22/07/2021


A prática esportiva proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental das pessoas, inclusive para quem tem algum tipo de deficiência. Na infância, os ganhos são ainda maiores, impactando na coordenação motora, equilíbrio, força e agilidade. Para ampliar os atendimentos nesta área, a prefeitura de Maringá capacitará os professores de Educação Física para trabalharem com crianças e adolescentes com deficiências. O deputado federal Enio Verri (PT) apoia e divulga as duas formações gratuitas no paradesporto infantil, que acontecerão em julho e agosto (curso e workshop), com apoio da Educação Paralímpica e realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As inscrições estão abertas e são on-line.

A proposta começou a ser elaborada em Maringá a partir do contato com o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro, que possui uma unidade local e atualmente representa o Paraná frente aos outros 17 Centros inseridos no país. O curso com a temática “A inclusão integral da criança com deficiência nos espaços sociais e esportivos” será ministrada pela coordenadora e professora Ms. Aryelle Malheiros Caruzzo – representante do CPB no município. A capacitação conta ainda com o apoio direto da Educação Paralímpica, iniciativa do próprio Comitê, que visa o fomento de conteúdos relacionados ao paradesporto, sob a coordenação do professor David Farias, que já vem demonstrando muito prestígio em levar adiante a proposta em questão.

 

A partir dessas parcerias, o prefeito de Maringá Ulisses Maia firmou proposta de cooperação com o Comitê Paralímpico Brasileiro, para estimular e aprimorar os conhecimentos e a formação dos professores de Educação Física do município. A iniciativa chegou ao deputado federal Enio Verri (PT) pelo secretário de Esportes e Lazer de Maringá Robson Xavier, que se mobilizou com o deputado para ampliar a formação no paradesporto infantil aos 30 municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). A apresentação foi feita nesta semana ao presidente da entidade e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo (PSD). A ideia é disponibilizar o curso on-line e o workshop aos servidores e professores que atuam nas secretarias de Esporte e Lazer regionais.

 

O Estado do Paraná se tornou referência no paradesporto adulto ao longo dos últimos anos, mas ainda precisamos evoluir muito no paradesporto infantil. Por isso, a formação dos profissionais da área é tão importante, para que eles trabalhem os pontos fortes da criança e do adolescente, possibilitando mais autonomia a eles”, destaca Verri.

 

Curso On-line sobre os fundamentos do paradesporto

A inscrição para o curso on-line “Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do Esporte” com carga horária de 46h é um pré-requisito do Comitê Paralímpico Brasileiro para que qualquer workshop possa ser desenvolvido. Este curso está disponível a todos os profissionais e graduandos em Educação Física. A capacitação será pela plataforma de Ensino a Distância (EAD) do Ministério da Educação, o AVAMEC. Após finalizar o curso, o participante terá que fazer uma avaliação para ter o certificado de conclusão emitido pela Universidade Federal de Uberlândia. O conteúdo é dividido em cinco módulos:

 

Módulo I: Os esportes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Módulo II: Esporte Paralímpico: História e Estrutura

Módulo III: Comitê Paralímpico Brasileiro Módulo IV: Tipos de deficiência elegíveis

Módulo V: Aspectos gerais da classificação esportiva

Módulo VI: O esporte Paralímpico na escola

 

Workshop sobre inclusão da criança com deficiência no esporte

Para se inscrever no workshop “A inclusão integral da criança com deficiência nos espaços sociais e esportivos” é necessário ter participado do curso on-line.  A formação terá duração de 10h e o certificado será emitido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O workshop terá quatro módulos de conteúdos ministrados pela professora Ms. Aryelle Malheiros Caruzzo – coordenadora do projeto Centro de Referência Paralímpico, que representa o Estado.

 

Módulo 1: A criança com deficiência

Módulo 2: A inclusão nos sociais e esportivos;

Módulo 3: Modalidades trabalhadas no Centro de Referência Paralímpico

Módulo 4: Atividades práticas referentes à inclusão esportiva.

 

O workshop ocorrerá entre os dias 06 e 14 de agosto. Mais informações pelo telefone da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Maringá: (44) 3220-5776.

ASC

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.