Dia da Capoeira é lembrado na Câmara Municipal de Maringá
"Capoeira é Patrimônio Imaterial da Humanidade e tem que ser preservada", disse o vereador Mário Verri (PT)

04/08/2022


Associação Sucena se apresentou na Câmara na manhã desta quinta-feira (4) - Foto - frame TV CÂMARA

 

Comemorado ontem (3), o Dia da Capoeira - patrimônio imaterial da humanidade, foi lembrado na manhã desta quinta-feira, 4, na abertura da sessão ordinária da Câmara Municipal de Maringá. O vereador Mário Verri (PT) convidou a professora Maria Vergínia Gonçalves para falar aos vereadores sobre o  Projeto Social que oferece aulas gratuitas de capoeira. O Abrindo Gavetas comemora 20 anos de existência na cidade. 

Após a fala da professora, o grupo da Associação Centro Cultural Sucena fez uma apresentação de capoeira no plenário. 

 

 

A mestre Lissandra Sucena disse na entrevista que pode ser vista no vídeo abaixo que o desafio é preservar a Capoeira na cultura brasileira, porque um patrimônio imaterial precisa ser cultivado para que se mantenha vivo. "Se fala muito na evolução da Capoeira, mas a nossa luta é para a preservação porque é uma arte genuína, ancestral, por ser cultura popular e por ser um dos maiores símbolos da cultura de matriz Africana não só no Brasil, mas também em todo o mundo", disse Lissandra

Além da apresentação do grupo de Capoeira, a Câmara sedia até dia 12 no Hall de entrada da Casa de Leis, uma exposição que mostra a Capoeira no Brasil, no mundo e também um pouco do trabalho do projeto Abrindo Gavetas. 

"A Capoeira tem tudo a ver com a cidadania, com a inclusão social porque nesse ambiente quem tem condições econômicas paga e quem não tem não paga e vai praticar do mesmo jeito. É uma oportunidade que a Capoeira junto com todos os outros esportes de dar oportunidade para o cidadão participar, praticar esportes e a Capoeira não podia ficar de fora justamente porque é um patrimônio da humanidade", disse o vereador Mário Verri.  

 

AGORA NA TV WEB - O FATO MARINGÁ 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.