Comitiva da cidade japonesa de Kakogawa visita Câmara Municipal de Maringá

09/08/2019


Seis moradores de Kakogawa (Japão), cidade-irmã de Maringá, visitaram a Câmara de Maringá na tarde desta sexta-feira (9). A reunião faz parte da intensa programação de atividades do 28º grupo de intercâmbio de jovens, que vem ao Brasil para fortalecer os laços de amizade entre os dois países. 

Na comitiva chefiada pelo Secretário Executivo da Associação Internacional de Kakogawa, Yoshiyasu Kidena, estavam um funcionário da entidade, Yoshi Yamamoto; as estudantes universitárias Sayumi Tada e Shizuku Nanba; e a farmacêutica Madoka Yoshitani. Recepcionado pelo presidente da Câmara de Maringá, vereador Mário Hossokawa, o encontro contou também com participação dos vereadores Professor Niero e Sidnei Telles e tradução do empresário maringaense Shiniti Ueta. 

 



De acordo com Hossokawa, Maringá é um exemplo na manutenção dos costumes e da língua japonesa. “Credito isso a esse intercâmbio, realizado há quase 30 anos, e ao acordo de irmandade entre nossas cidades. Essa proximidade com as autoridades e o povo de Kakogawa abriu as portas do Japão para nós, maringaenses”, disse. 

Pela nona vez em Maringá acompanhando jovens intercambistas, Kidena agradeceu a recepção e disse que vai continuar trabalhando no fortalecimento dessa irmandade. “Hossokawa conhece essa história melhor do que eu e sabe o quanto isso é importante. Esses quatro jovens que estão aqui hoje serão futuros líderes, e com certeza darão continuidade a esse trabalho”, revelou.



Professor Niero aproveitou o momento para se solidarizar com o povo japonês ao lembrar os 74 anos das explosões da bomba atômica em Hiroshima e Nagazaki, que entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945 mataram quase 150 mil pessoas, no que considera um “crime de guerra”. Declarando-se apaixonado por história e pelo Japão, mostrou aos jovens uma medalha japonesa do início da Segunda Guerra, que adquiriu em uma viagem.  

A passagem dos intercambistas por Maringá incluiu visitas ao Colégio São Francisco Xavier, à UniCesumar, ao Centro Kakogawa Maringá de Línguas, à Prefeitura Municipal e ao Asilo Wajunkai. Esta noite, os japoneses serão recepcionados na Acema para um jantar típico no 30º Festival Nipo-brasileiro. 

A comitiva está no Brasil desde segunda-feira (5) e já passou por São Paulo, onde visitou pontos emblemáticos da cultura nipônica no Brasil, como o bairro da Liberdade e o Museu da Imigração, e pela cidade nordestina de Aracaju. 

No domingo (11), os japoneses partem de Maringá rumo a Foz do Iguaçu e, na sequência, realizarão city tour no Rio de Janeiro. A ideia é apresentar aos visitantes os principais pontos turísticos de cada cidade.

 

 

 

 

fonte: Assessoria de Imprensa CMM

 

Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.