Campo Mourão: Mostra Nacional de Contadores de Causos e outras histórias
Quatro cidades da região de Campo Mourão, nos dias 27 a 29 de marco de 2019, receberão ações do evento.

25/03/2019


 

Mostra Nacional de Contadores de Causos e Outras histórias. A mostra é centrada na tradição das imemoriais narrativas orais de causos e outros formatos de histórias que tanto contribuem para a formação cultural de um local, cidade, estado ou de uma nação.

Contadores e contadoras selecionados de inúmeros estados (São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina) e também de várias cidades do estado do Paraná (Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranaguá e Campo Mourão) estarão reunidos para mostrar e encantar com sua arte crianças, jovens e adultos.

Campo Mourão, Mamborê, Peabiru e Engenheiro Beltrão foram as cidades paranaenses escolhidas para receber em suas escolas, auditórios, praças e feiras a magia e o encantamento do narrar de histórias.

 

Segundo os organizadores do evento, serão atendidos milhares expectadores nos três dias de realização do evento com a ação de contar histórias e também com ações formativas como duas (2) oficinas voltados a professores e outros profissionais que utilizam o ato de contar histórias. “Contar para Encantar” e “Contando

Causos: Caminhos da tradição oral aos palcos” serão os dois temas  abordados nas oficinas. A primeira será ministrada pela paulista Vanessa Meriqui. Vanessa é pesquisadora, jornalista e atriz com uma respeitada jornada na área de pesquisa e atuação no campo da contação. Já a segunda oficina será ministrada por  Marcelino “Xibil” Ramos. Xibil é mineiro de Ouro Preto e é formado em Artes Cênicas pela UFOP e, hoje, é considerado um dos maiores contadores de causos do país.

Outra ação será uma mesa redonda com o tema “Contação de Histórias na Era Digital” a qual será conduzida por Alfredo Mourão com a participação de Vanessa Meriqui e Cícero Souza.  Os participantes estarão debatendo o tema no auditório da Unespar, no dia 28 de março, as 19h30.              

        O encerramento do encontro será no Teatro Municipal de Campo Mourão em uma noite de gala que reunirá todos os contadores que participam do evento. 

         


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.