Aulas presenciais na rede municipal de Maringá voltam dia 28 de julho

23/07/2021


foto: Aldemir de Moraes
 
As aulas presenciais na rede municipal de educação da Prefeitura de Maringá retornam no próximo dia 28 em formato escalonado. A volta foi oficializada por meio de decreto publicado ontem e válido a partir desta sexta-feira, 23. As unidades escolares foram preparadas para receber os alunos de acordo com os protocolos de prevenção ao coronavírus que devem ser seguidos pelos pais, professores e alunos. As aulas retornarão também nas escolas onde o município tem vagas compradas para crianças de 0 a 3 anos.
 
As aulas presenciais são opcionais. Os responsáveis pelas crianças deverão preencher um termo sinalizando o formato escolhido. São duas opções. Presencial, de forma escalonada, ou seguir com as atividades em casa. No formato escalonado, os alunos serão divididos em duas turmas. Um grupo tem aulas presenciais na escola, enquanto outra turma recebe atividades para fazer em casa. 
 
A distribuição dos alunos será feita de acordo com o tamanho das salas. A média normal é de 25 alunos e a determinação é ocupar no máximo 50% da capacidade dos espaços. As aulas serão das 7h30 às 11h30 e vai haver oficinas para o quinto ano na parte da tarde. Serão atividades relacionadas ao turno integral. 
 
Retorno às aulas com segurança
 
Todas as unidades escolares estão preparadas desde o dia 18 de fevereiro, quando havia previsão do retorno das aulas presenciais. Cada escola tem álcool em gel à disposição, marcações no piso, placas e identificação visual orientando os alunos. Os professores usarão máscaras e face shields.
 
Os pais devem orientar os filhos a utilizar máscaras de proteção e seguir as recomendações da escola. Cada criança receberá uma garrafa personalizada de água. Haverá uma atenção redobrada para com os bebedouros e sua utilização.
 
Haverá aferição de temperatura na entrada das unidades. Caso um aluno apresente temperatura maior que 37,8º C, será encaminhado à sala de isolamento para que sejam realizadas as orientações e contato com os pais ou responsáveis para avaliar a busca de atendimento médico. A Secretaria de Educação orienta para que os pais não enviem para a escola crianças com sintomas da covid-19.
 
As refeições serão realizadas nas salas de aulas e refeitórios para evitar aglomerações. A secretária de Educação, Tania Periotto, explica que a rede municipal de educação se prepara há meses para a retomada presencial de forma segura e que os alunos terão todas as condições propícias para o aprendizado. ASC 
 

Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.