AGENDA: Virada Cultural de Maringá oferece 14 espetáculos em 14 horas

03/12/2021


 

 

 
 
O final de semana será agitado, com diversos espetáculos culturais gratuitos na agenda da Prefeitura de Maringá. O destaque é a Virada Cultural com 14 shows amanhã (4). A agenda começa hoje (3) com o Convite ao Cinema, no Auditório Hélio Moreira, com o filme “Bem-vindos” (de Lukas Moodysson, 2000). O sueco é um dos principais cineastas europeus contemporâneos. Na filmografia, obras de transição na juventude e relacionamentos familiares conturbados. 
 
O filme tem 1h46 de duração e mostra uma comunidade hippie que, em meio aos debates ideológicos, recebe uma nova moradora que foge com os filhos de um relacionamento abusivo. Alternando entre o choque cultural, a ironia da nova convivência e a busca por uma vida melhor, o filme diverte e faz refletir. Uma boa porta de entrada para a filmografia de Moodysson, que fez também “Amigas de Colégio” (1998), “Para Sempre Lilja (2002), “Nós Somos as Melhores!” (2013), entre outros. 
 
Também hoje, o Convite ao Teatro apresenta o espetáculo “Urbana”, com Glaucy Fragoso. No enredo, a humanidade do indivíduo marginalizado. A peça, baseada em fatos reais, faz refletir as relações humanas e a convivência na cidade, com técnicas de dança e arte circense. Será no Teatro Barracão.
 
 
 
SEM PARAR - O destaque da agenda é a Virada Cultural amanhã (4), com 14 horas de música, dança e teatro, todos gratuitos. São 14 espetáculos entre 8h30 e 22h30 e a principal atração é a cantora Ana Cañas. Confira entrevista com a cantora falando do show. A agenda tem shows online com artistas locais. 
 
As atividades do Centro de Ação Cultural (CAC) estão suspensas no fim de semana. O local é preparado para a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2021, que será entre 8 e 12 de dezembro. 
 
EUROPEU - Fora do circuito da Prefeitura, um dos destaques é o 12º Festival Varilux de Cinema Francês 2021, que vai até 8 de dezembro, nas duas unidades do CineFlix, em horários variados. São 17 filmes, entre lançamentos e clássicos que, em sua maioria não entram no circuito comercial. 
 
 
 
 
Também a peça teatral “Arcana”, projeto contemplado no prêmio Aniceto Matti, da Secretaria de Cultura de Maringá. As autoras Kênia Bergo e Joyce Midori fazem releitura de questões femininas a partir de personagens clássicas, como Medeia (de Eurípedes) e Ofélia (de Shakespeare). As apresentações serão nos dias 4, 6, 7 e 8 de dezembro, no Teatro Barracão.
 
 
 
 
 
SERVIÇO
• Convite ao Cinema - “Bem-vindos”
Hoje (3), às 20h, 
No Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura), na avenida XV de Novembro, 701 
Link para o filme e debate no sábado .
 
• Convite ao Teatro - “Urbana”
Hoje (3), às 20h
No Teatro Barracão, praça Professora Nadir Cancian, Zona 7
 
• Virada Cultural 2021
Amanhã (4), entre 8h30 e 22h30
Transmissão pelo YouTube da Prefeitura
Link para os espetáculos.  
 
• Literatura - Flim 2021
Confira site com a programação .

• Cinema - Festival Varilux
Link para a programação. 
 
• Teatro - “Arcana”
Dias 4, 6, 7 e 8 de dezembro, às 20h
No Teatro Barracão, praça Professora Nadir Cancian, Zona 7
 
 
 
 

Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.