73 crianças foram contagiadas pelo coronavírus em julho em Maringá. Que gosto terá agosto? Depende de nós
36 dos 54 óbitos por COVID em Maringá, foram registrados em juho

31/07/2020


Ainda bem que se foi, já que deixou um dano enorme ao passar. Julho já vai tarde e os maringaenses com certeza vão querer apagá-lo da memória; pelo menos aqueles que perceberam a tragédia que nos circunda.

Nos 31 dias no sétimo mês do ano mais azarado da contemporâneidade brasileira, Maringá registrou 36 dos 54 óbitos causados por esse estranho vírus que ataca sem pré-aviso, que na imensa maioria das vezes não manda a pessoa para o hospital, mas que quando pega alguém para valer, é capaz de matar ou de provocar sequelas que a vítima terá que carregar para o resto da vida. 

De acordo com um estudo da Neurologista Viviane Flumignan Zétola da Universidade Federal do Paraná, a perda de olfato e paladar por covid-19 pode permanecer após eliminação do vírus. Viviane, é também uma das vítimas da doença e, apesar de ter se recuperado, há 4 meses não senti gosto e cheiro de praticamente nada. 

A matéria sobre os estudos de Viviane, pode ser lida no nosso portal.

 

AUMENTA O NÚMERO DE CONTÁGIOS DE CRIANÇAS EM MARINGÁ

Quem preferiu acreditar na sorte e deixou as crianças a brincarem livres sem usar máscaras, pode ter permitido que o filho participasse de uma grande roleta russa. Até o momento, a COVID só fez uma vítima fatal entre as crianças no Paraná, mas a doença tem potencial para levar a morte crianças que tenham problemas respiratórios como asma e bronquite. A maioria, nem desenvolve sintomas, mas transmite, e só isso já deveria ser suficiente para que todos os cuidados reservados aos adultos fosse dedicados também aos menores. 

Os contágios de crianças em Maringá sofreram um aumento substancial nos últimos dois meses. Em maio foram 8, em junho foram 58 e em julho chegamos a 73. O aumento em termos percentuais é de 25% em relação a junho e de 812% em relação a maio. 

Entre as crianças contagiadas em Maringá com o coronavírus só no mês de julho, há um caso de um bebê de dois meses, três de 3 meses, um de 5, um de 6, um de 8, dois de 10 meses e 14 de apenas um ano de idade. Isso para não falar nos sete de dois anos e em todos os outros de idades que vão dos três aos doze anos. É comum ver nos boletins, casos de adolescentes, de 13 a 15 anos. Há pelo menos 15 deles. Em resumo, não é uma doença que ataca somente idosos como se dizia há 4 meses. 

Outro dado que espanta muito, é a enorme presença de jovens de 16 a 18 anos e de pessoas que acabaram de entrar na idade adulta. 

Todos os dados sobre esse monte de gente que foi contagiada, muitas vezes por falta de cuidado próprio e muitas vezes por falta de cuidado dos responsáveis, estão presentes nos boletins que a prefeitura de Maringá publica diariamente. No final deste texto, você pode ver todos os do mês de julho e tirar suas próprias conclusões. 

 

OUTROS DADOS SOBRE O TERRÍVEL MÊS DE JULHO DE 2020 EM MARINGÁ 

* 2.047 pessoas foram contagiadas pelo coronavírus

* A média de contágios do mês de julho é de 66 casos por dia

* O aumento de contágios em percentuais em relação a junho é de 76,46%

* Em números absolutos, se registrou um aumento de 887 casos em relação à junho. 

* No mês passado foram 1.160 positivados, em julho são 2.047

* 73 crianças estão entre os contagiados  (Em apenas 6 dias do mês, não houve contágios de crianças)

* Os óbitos por COVID tiveram um incremento de 440% passando de 1.160 de junho para 36 em julho

 

O que determinará como será agosto?

A resposta para essa pergunta, vale R$ 1 milhão de dólares, mas para nós de O FATO MARINGÁ, a resposta é um pouco óbvia. Será o comportamento responsável do cidadão e não do comerciante, que na maior parte dos casos está fazendo a sua parte, a determinar se veremos tantos novos contágios e tantas mortes como vimos em julho. Que gosto terá agosto? Depende de nós. Se as festas clandestinas, churrascos e festas em casa continuarem a acontecer, precisaremos de muito mais tempo para sairmos dessa. Se a máscara continuará sendo usada no queixo, também veremos muita gente que faz de contas que se previne, contagiar e ser contagiado.

 

VEJA TODOS OS BOLETINS PUBLICADOS PELA PREFEITURA NO MÊS DE JULHO

 

 

 

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.