12 de junho: Movimento intenso no único dia de comércio aberto neste feriado prolongado em Maringá
Ruas e comércio cheios mas todo mundo de máscara no dia dos namorados.

12/06/2020


O decreto municipal 856/2020 assinado na quarta-feira pelo prefeito de Maringá Ulisses Maia, deixou uma brecha para que comerciantes e consumidores pudessem realizar suas compras do dia dos namorados. A data, é uma das mais importantes para o faturamento do setor e neste ano, ganha mais importância ainda, já que a cidade teve que enfrentar de 30 a 40 dias de sacríficio no período entre os dias 20 de março e 30 de abril. O lockdown maringaense colocou muitas atividades de joelhos no chão, outras não resistiram e fecharam as portas para sempre. Em um shopping da zona norte, comerciantes referiram à O FATO MARINGÁ que pelo menos 8 atividades faliram ou fecharam as portas. O balanço na cidade é muito mais grave. Pelo menos cem atividades teriam sido encerradas e mais de 2000 empregos teriam sido perdidos. Um sacríficio que tem como objetivo salvar vidas.

Maringá conseguiu achatar a curva de contágios no período em que o comércio esteve fechado. Para que o leitor possa compreender a velocidade que a doença se espalha basta olhar para as estatística que mostram o que aconteceu em Maringá nesse período pandemico:

1ª fase - 18 de março a 31 de maio

Nos primeiros 74 dias da pandemia no território maringaense, no período entre 18 março e 31 de maio foram registrados 370 casos positivos de Covid-19 e 8 óbitos. média de 5 novos contágios por dia

 

2ª fase - junho de 2020

Em apenas 11 dias, no período de 01 de junho até 11 de junho, a cidade já tem 325 novos contágios; média de 29,5 novos contágios por dia.  

 

O prefeito de Maringá já anunciou que a Secretaria Municipal de Saúde não descarta de fechar a comércio totalmente se o número de contágios continuar a aumentar. O prefeito fez essa afirmação na quarta-feira, 10, durante a transmissão AO VIVO nas redes sociais para anunciar a publicação do decreto que estabeleceu uma espécie de rodízios na abertura das atividades no período entre os dias 11 e 14 de maio, durante o feriado prolongado em curso.

 

 


Periódico Registrado em 04/09/2018 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Maringá.
Protocolado e digitalizado sob nº 491.574 e matriculado no livro "B" sob nº 51.
Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.